Crossdocking: o que é e quais as principais vantagens

06 abr | Leitura: 5 min

Nos tempos em que estamos vivendo, existem formas diferentes de gestão de logística, que envolvem questões de armazenamento, estoque, transporte e muito mais. Atualmente, uma das principais tendências é a logística de Lean, resultado da Produção Enxuta.

Entre todos esses sistemas de distribuição de mercadorias, o Crossdocking é um dos que mais se destacam. Mas, você já sabe o que é Crossdocking?

Essa atividade nada mais é do que uma estratégia que busca revolucionar os conceitos tradicionais de armazenamento, propondo soluções como a redução máxima ou até mesmo a eliminação do estoque de itens comercializados pela empresa. Esse tipo de estratégia afeta até mesmo a forma de gerir o transporte.

Sendo assim, o Crossdocking é uma atividade que possibilita muitas vantagens para quem adota esse método ao negócio. Por isso, no conteúdo de hoje vamos te apresentar os principais conceitos, importância e benefícios! Boa leitura:

 

Entendendo o Crossdocking

 

Como já falamos anteriormente, o Crossdocking basicamente é um sistema de distribuição onde o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou até mesmo para uma instalação ou armazém. Dessa forma, a mercadoria é expedida para o consumidor final da forma mais rápida possível no centro de distribuição/armazém.

Essa técnica ficou bastante conhecida entre as lojas virtuais, já que elas não precisam de uma infraestrutura maior e um local completo. Porém, essa técnica não se limita somente às lojas virtuais, muitas empresas físicas já estão aderindo a essa tendência.

É importante lembrar também que o termo ‘’Crossdocking’’ significa ‘’Cruzando as docas’’, por conta do sistema em que os produtos desembarcados nos galpões das docas eram transportados, através de esteiras automatizadas para veículos preparados por cada região.

 

Principais aspectos

 

Para você ficar ainda mais por dentro do Crossdocking, vamos te apresentar os três principais aspectos fundamentais para as operações:

 

  1. O período total de permanência do produto onde acontece o Crossdocking deve ser o mínimo possível. De acordo com alguns estudiosos, esse tempo não pode passar de 24 horas.
  2. Após o recebimento, a mercadoria precisa ser despachada logo em seguida para o veículo de saída, ou deve ser mantida na área de picking. Não pode ser feita a estocagem da mercadoria.
  3. A atividade de Crossdocking precisa de um sistema eficaz para conseguir realizar a organização das trocas de mercadorias e informações.

 

Agora que você já sabe dos principais aspectos do Crossdocking, é hora de conhecer as vantagens que essa estratégia proporciona!

 

Agilidade

 

Essa é a principal vantagem do Crossdocking, afinal, essa atividade consiste em ser um processo que agiliza a entrega das mercadorias ao cliente.

A rapidez na entrega da mercadoria auxilia diretamente para deixar o cliente mais satisfeito e favorece a fidelização, além de deixar uma imagem mais positiva para o negócio.

Com essa boa reputação no mercado, é muito mais provável que os custos para a captação de clientes diminuam, já que o nome da empresa visto de maneira positiva contribui para atrair mais consumidores.

 

Integração entre parceiros

 

Com o Crossdocking, o fluxo de informações fica muito mais harmonizado entre todos os parceiros de operação e permite que o gerenciamento dos materiais supra toda a demanda.

Se a atividade for organizada da forma certa, o processo deve contar com uma boa rede de transporte, equipamentos de qualidade e tarefas que possibilitem suporte ao fluxo de mercadorias, desde o fornecedor até o consumo final.

 

Ocupação de espaços menores

 

Sem a necessidade de estocagem, a sua empresa não vai precisar investir em grandes armazéns, já que a intenção dos centros de distribuição é receber as mercadorias e fazer a sua expedição o mais rápido possível.

 

Prazo de validade

 

Com as mercadorias circulando de forma contínua, os prazos de validade serão muito mais bem aproveitados!

Além disso, o armazenamento por um longo período pode implicar na perda da validade do produto, especialmente em mercadorias alimentícias.

 

Maior controle na entrega

 

Se o gestor ou gerente do ponto de venda for o principal responsável pelo envio do item comprado ao consumidor, os prazos de entrega serão respeitados. Assim, há maior certeza de controle e segurança nas entregas.

 

Caminhões elétricos que possibilitam mais praticidade

 

Com o Crossdocking, você pode contar com caminhões elétricos que serão muito úteis no momento de realizar as entregas, além de trazer muito mais tecnologia para os serviços.

Isso vai garantir a qualidade das mercadorias que serão transportadas e a segurança desses produtos durante todo o caminho, considerando que, você estará contando com um transporte muito mais atual e qualificado.

 

Armazenagem e Crossdocking é na Ynova Transportes!

 

Buscando por serviços de armazenagem? A Ynova te auxilia diretamente nisso!

A nossa empresa oferece serviços de Crossdocking e armazenagem para todo o território nacional.

Dessa forma, desenvolvemos soluções personalizadas e sob demanda para clientes dos mais variados segmentos, focando na necessidade de cada um.

 

Deseja conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços? Entre em contato com a nossa equipe, estamos esperando por você:

 

Telefones:  (11) 3649-1367 | (11) 3649-1378

E-mail: [email protected]

 

Acompanhe as nossas redes sociais:

 

Instagram: @ynovaoficial
Facebook: @ynovaoficial

    Posts Relacionados

    3 dicas para otimizar o seu transporte de cargas

    Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, a forma como é realizada a gestão do processo de transporte …

    21 mar | LEITURA: 3 min

    Entenda os benefícios da terceirização de frotas

    Quando falamos sobre aumentar a competitividade de uma empresa, a redução de custo é um dos principais elementos mencionados. Mas, …

    18 mar | LEITURA: 4 min

    Como gerenciar a logística no agronegócio?

    Atualmente, a logística no agronegócio tem ido muito além do que apenas o transporte de vegetais e de produtos pecuários. …

    17 mar | LEITURA: 4 min